Buscar

ARP#035 - Glossário de termos do agronegócio


Neste segundo episódio do glossário de termos do agronegócio, Paulo e Ângelo conversaram sobre termos que nem eles mesmos sabiam o que eram, passando por quadrúpedes usados para alimentação humana, até a atividade agrícola de criação de codornas, que produzem ovinhos essenciais para um "happy hour".

GLOSSÁRIO

• Anádromo: O termo se refere a espécies de peixes marinhos que sobem rio na época da reprodução, ocorrência sazonal que constitui atração turística nas regiões costeiras.

• Rês: qualquer quadrúpede usado na alimentação humana.

• Esfola: O termo se refere à operação realizada nos matadouros ou frigoríficos, que compreende a retirada do couro ou da pele dos animais abatidos, executada sob condições higiênicas.

• Couro wet blue: pele que sofreu o primeiro processo de transformação no curtume, com um banho de cromo que a deixa molhada e com tom azulado, por isso wet blue.

• Blume-Leiss: instrumento dendrométrico da classe dos hipsómetros concebido pelo alemão Oberslandforstmeiter Blume. Permite a medição da altura das árvores, através do cálculo de ângulos e fornecendo diretamente as distâncias horizontais predefinidas através de uma mira e um aparelho óptico.

• Encostia: processo utilizado para enxertia na qual o cavalo e o cavaleiro continuam vivendo sobre os seus próprios sistemas radiculares até completarem a soldadura de ambos e tornar possível a separação do cavaleiro de suas raízes.

• Packing house: expressão da língua inglesa cuja tradução literal é “casa de empacotamento”. No Brasil, o termo é utilizado para definir as instalações, normalmente situadas em empreendimentos rurais, nas quais se efetuam o processamento primário como: seleção, higienização, padronização e a embalagem de produtos agrícolas a serem consumidos in natura.

• Pasteurização: (1) o termo deriva do nome de Louis Pasteur que, em 1860-1864, demonstrou que aquecendo o vinho a determinada temperatura durante um determinado período de tempo se evitava sua decomposição. Atualmente, o termo é empregado para designar o tratamento térmico realizado a temperaturas moderadas, para reduzir o número de microrganismos deterioradores e inativar os microrganismos patogênicos, sem causar a esterilização do produto. Este processo é bastante utilizado para conservação e melhoria da qualidade de produtos principalmente leite, polpa de frutas, entre outros.

• Ricinocultura: atividade agrícola dedicada ao cultivo de mamona.

• Cotornicultura: atividades agrícolas de criação de codornas.


INTERAJA COM A AGRO RESENHA

Siga o @paulozaki no Twitter

Siga o @paulozaki no Instagram

Curta a página da Agro Resenha Podcast no Facebook


E-MAIL

Se você tem alguma sugestão de pauta, reclamação ou dúvida envie um e-mail para contato@agroresenha.com.br


MEMBROS AGRO RESENHA DA SEMANA

Luana Benício

Ana Carolina Batista

Luiz Brunetto

Altair B

Sávio Sardinha

Paulo Henrique

Fabio Murakami


FICHA TÉCNICA

Roteiro: Paulo Ozaki

Produção e edição: Paulo Ozaki

Convidado: Ângelo Ozelame


TRILHA SONORA

Atlanta – Jingle Punks

Wishful Thinking – Dan Lebowitz