O verdadeiro impacto do podcast


Várias vezes escutando os episódios do podcast Café Brasil, eu me comovo com as mensagens mandadas pelos ouvintes ao Luciano Pires, host do programa. Eu mesmo muitas vezes me peguei querendo enviar uma mensagem agradecendo por cada insight dado através de suas “iscas intelectuais”.


Certa vez ele disse: “A gente nunca sabe como impactamos as pessoas que escutam o podcast” e aquilo sempre ficou na minha cabeça.


Quando comecei o Agro Resenha, eu tinha em mente que seria um processo longo e que demoraria pra eu ter uma audiência grande, afinal o que define sucesso é a quantidade de downloads, certo? Errado... Mas muito errado! Hoje, pra mim, o que define sucesso não é quantidade e sim, qualidade. Tanto dos episódios, que faço semanalmente com muito carinho, como dos ouvintes, já que nenhum podcast existiria sem eles (os bons, claro).


Se você me escuta, você sabe que neste ano o podcast completou dois anos de vida e irei terminar 2019 com 116 episódios publicados e mais de 60 horas de “resenha” com uma turma que faz acontecer todos os dias no agronegócio. Eu, lá no início, acharia esses números impactantes, mas minhas noções de impacto foram atualizadas este ano.


Isso porque, ao longo desse período, eu recebi muitas mensagens de gente do Brasil inteiro (e de fora do Brasil), me parabenizando e dizendo o quanto o podcast os tem ensinado sobre coisas que muitos não conheciam. E isso dá uma alegria danada! No entanto, recentemente, recebi uma mensagem do ouvinte André Conti, de Tangará da Serra-MT, que me fez entender o real sentido do que é impactar pessoas, e ela foi mais ou menos assim:


Sempre estou divulgando seus vídeos e podcasts para outros grupos. É muito importante para nós, principalmente acadêmicos. Esse ano tive um grave acidente, que fiquei 27 dias em coma e 58 dias internado ao todo, minha rotina mudou completamente e depois que tive alta pensei até em desistir da faculdade de agronomia, por conta até das minhas condições físicas. Tive que trancar a faculdade, mas seu conteúdo está me ajudando a ter vontade e interesse de retornar e me formar nessa profissão maravilhosa. Seu trabalho está sendo ouvido e admirado, pode ter certeza! Tudo de bom Paulo! Sucesso sempre!


Cara... Essa mensagem me tirou do chão e elevou meu pensamento a um patamar que eu mesmo nunca poderia imaginar. Com isso, eu pude concluir que o mais impactado nessa história toda fui eu mesmo. Esse é o tipo de reflexão que só o #podcast proporciona...


ps: Se você tem um podcast favorito e que gosta muito, mande uma mensagem pra ele. Isso renova o ânimo de quem tá produzindo e é gratificante.

47 visualizações

Agro Resenha

Podcast

  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco

© Criado por Paulo Ozaki. Para mais informações escreva para contato@agroresenha.com.br.

Assine o nosso mailling

  • Facebook
  • Instagram - Black Circle
  • Twitter
  • LinkedIn - Black Circle
  • YouTube - Black Circle