Os 10 podcasts AGRO que eu faria hoje

Atualizado: Set 4


O podcast é uma mídia essencialmente de nicho e quanto mais “nichado”, melhor. Simplesmente porque falar para quem realmente quer te escutar, gera uma sensação de pertencimento que resulta em engajamento, palavrinha da moda nas redes sociais.


Sabendo que existe um universo inexplorado de nichos no agronegócio que dariam bons podcasts, me peguei pensando sobre quais temas eu faria um podcast nos dias de hoje, caso não tivesse o Agro Resenha.


Após alguns minutos pensando e rascunhando os 10 podcasts que eu faria, não passei dos três. Foi então que tive a brilhante ideia de chamar os meus ouvintes (engajamento!!!) para me ajudar e o resultado foi fenomenal.


Em algumas horas chegamos a 37 temas que, se bem trabalhados, resolveriam problemas relevantes para o agronegócio e, certamente, teriam um público fiel de ouvintes engajados. E foi desta lista que eu tirei os dez podcasts que eu faria hoje. Vamos a eles:


1. Turismo rural

O turismo rural no Brasil tem um potencial enorme, especialmente no que diz respeito ao desenvolvimento econômico de regiões tradicionalmente rurais e difusão de seus costumes. Um podcast que contasse a história destas regiões e de seus protagonistas seria interessante, porque além de registrá-la, aumentaria o interesse das pessoas de outras localidades em conhecer a região. Como podcaster, imagina poder viajar para as regiões mais tradicionais do Brasil e do mundo, mostrando tudo de melhor que é produzido por ali e eternizar tudo isso em um arquivo de áudio, de modo que qualquer pessoa pudesse escutar. Eu gostaria.


2. Agricultura doméstica

Outro dia vi uma propaganda do Mercado Livre que dizia que, com a pandemia, a busca pelo termo “horta em casa” aumentou 400%. Além disso, a cada dia que passa as pessoas estão mais preocupadas com os alimentos que consomem, apesar de saberem muito pouco sobre eles. Um podcast que fornecesse dicas sobre o que é possível cultivar e quais técnicas e equipamentos são necessários para tal, certamente teria público, especialmente de ouvintes sem relação direta com o agro, mas que gostaria de aprender o ofício. Eu tenho a minha horta em casa e, como podcaster, tentaria conversar com especialistas sobre tudo relacionado a como fazer uma horta em casa.


3. Mercado de produtos agropecuários

Hoje já existem alguns podcasts sobre mercado, mas que abordam especialmente o seguimento de commodities. Se eu fizesse um podcast sobre mercado hoje, focaria em apenas uma cultura de interesse e apenas traria outros mercados que tivessem relação com ele. A ideia é ser o mais específico possível (nicho), de modo que ele se torne relevante para o ouvinte que busca informações qualificadas. O estudo aqui é imprescindível.


4. Divulgação de pesquisas acadêmicas

Fiz uma busca rápida no portal da Capes e descobri que existem no Brasil um total de 369 cursos de pós-graduação em Ciências Agrárias no Brasil. Neste seguimento estão inclusos os cursos de agronomia, engenharia agrícola e recursos florestais e engenharia florestal apenas. Existem outras áreas do conhecimento que estão relacionadas ao agronegócio, tais como: Ciências dos Alimentos, Medicina Veterinária, Zootecnia, etc. O que eu quero dizer é que tem um monte de gente fazendo dissertações e teses que, sem dúvidas, poderiam gerar conteúdo para um podcast sobre divulgação científica. Se eu estivesse em algum programa de pós-graduação hoje, utilizaria o podcast como ferramenta para estudo e, de quebra, poderia me tornar autoridade no tema da minha pesquisa.


5. Como o agronegócio contribui em outros setores

Esta ideia surgiu de um engenheiro civil que faz parte do grupo do Agro Resenha. Nas obras que acompanha ele é capaz de perceber a presença do agronegócio em várias fases da construção. Por exemplo: você sabia que a madeira é muito utilizada na construção civil? Se eu fosse fazer este podcast eu chamaria só profissionais que não são do agro e tentaria, junto com ele, “procurar” a influência do nosso setor no dia a dia dele, nem que fosse na marmita do pedreiro.


6. Empreendendo no agro do zero

Fazer o podcast Bota pra Fazer tem me mostrado que o mundo do empreendedorismo tem muito a aprender com o agronegócio. Construir um negócio agro do zero talvez seja uma das coisas mais difíceis e arriscadas do mundo, e eu gostaria de ouvir mais histórias sobre o caminho percorrido. Se eu fosse um produtor rural, eu investiria um tempo para fazer um podcast só com as tomadas de decisão que eu tomei no dia. Episódios curtos mostrando a rotina de decisões na fazenda todos os dias.


7. Forragicultura

O Brasil é o maior exportador de carne bovina do mundo e, diferente dos outros países, possui um sistema de produção baseado em pastagens tropicais, fato que nos diferencia no mercado internacional. Ainda que sejamos uma potência produtiva, o manejo das forrageiras tropicais ainda é um gargalo no Brasil, e um podcast falando somente sobre isso teria ouvintes fiéis, especialmente os pecuaristas. Se engana aquele que pensa que esta classe não está antenada.


8. Mecanização agrícola

Uma informação que surgiu no grupo do Agro Resenha foi que a manutenção preventiva de máquinas agrícolas tem um custo 30% menor que a manutenção corretiva, sem contar o prejuízo de uma máquina parada em um período importante como a colheita, por exemplo. Logo, tudo que envolva a mecanização agrícola em fazendas tem potencial de alcançar muitos ouvintes, desde produtores rurais a operadores de máquinas (sim, muitos ouvem podcasts).


9. Gestão de pessoas em fazendas

Quem nunca trabalhou em uma fazenda, não tem ideia de como é gerenciar pessoas que, muitas vezes, só saem do local de trabalho uma vez por mês. Imagine você ir ao escritório da empresa que trabalha, ficar morando lá com os colegas e voltar só no outro mês pra casa. Trabalhar na fazenda é assim, salvo as exceções. Será que os métodos aplicados para gestão de pessoas são os mesmos na cidade e no campo? Se eu tivesse escutado um podcast sobre isso antes de ir trabalhar em uma fazenda no Pará, já saberia o que esperar.


10. Cadeia da bananicultura

O que falar sobre a fruta mais consumida no mundo? Difícil você conhecer um indivíduo neste planeta que nunca tenha, ao menos uma vez na vida, comido uma banana. E quanto você sabe sobre a banana que você come? Como se cultiva, quais as técnicas utilizadas, como se distribui, os principais consumidores, etc poderiam ser assuntos abordados em um podcast sobre a cadeia da bananicultura. Com certeza chegaria a muitos ouvintes e teria o potencial de comunicar o setor com o consumidor, que cada vez mais tem curiosidade por saber sobre o que come.


[BÔNUS] Como iniciar uma carreira sólida

Eu sei que o título do artigo fala sobre os dez podcasts, mas não resisti e inseri um bônus voltado aos alunos de cursos de agrárias. Na universidade aprendemos muito sobre técnica, mas praticamente nada sobre carreira e competências necessárias para se diferenciar no mercado. Se eu tivesse a cabeça que tenho hoje, teria feito um podcast enquanto fazia agronomia. O problema é que eu nunca teria feito isso, mesmo se o meu “eu” voltasse no tempo e me desse essa dica. Mas se você for um(a) estudante e estiver lendo isso agora, pense bem nesse paradoxo que acabei de apresentar. De repente você não seja o “eu” de 15 anos atrás.


Espero que este artigo possa te inspirar a tirar a bunda da cadeira e fazer o seu podcast. Caso você tenha mais ideias sobre temas para podcasts relacionados ao agronegócio, deixe aqui nos comentários. E caso queira receber a lista com todos os temas sugeridos pelos ouvintes do Agro Resenha, deixe seu e-mail também nos comentários, que eu te envio.


Um mundo com podcasts é um mundo mais feliz!



*Paulo Ozaki é Engenheiro Agrônomo pela ESALQ-USP e Gestor do Canivete Nutripura. Além disso é fundador do primeiro Podcast do agronegócio brasileiro, o Agro Resenha Podcast.


Escute os últimos episódios do podcast:


316 visualizações2 comentários

Agro Resenha

Podcast

  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco

© Criado por Paulo Ozaki. Para mais informações escreva para contato@agroresenha.com.br.

Assine o nosso mailling

  • Facebook
  • Instagram - Black Circle
  • Twitter
  • LinkedIn - Black Circle
  • YouTube - Black Circle