Podcast como instrumento de marketing para o agronegócio

Como já escrevi outras vezes, o podcast é uma ferramenta incrível para quem gosta de adquirir conhecimento e se manter informado. Principalmente por causa disso, a partir de julho de 2017 eu deixei de ser apenas um consumidor, para ser um produtor de podcasts, o que mudou um pouco a minha visão sobre o negócio... Suponho que esta situação seja bem parecida com abrir uma empresa, você só saberá se fizer.


Quando iniciei esta jornada, eu já imaginava que seria difícil fazer as pessoas aderirem à mídia, até porque tudo que é novo gera uma certa resistência. No entanto, em poucos meses alcancei uma boa audiência (que é medida em downloads), e sabendo disso foquei minhas ações não somente em divulgar o meu podcast, mas também para me tornar um “catequizador” desta mídia no agronegócio.


Mesmo não visando retorno financeiro no curto prazo com o projeto, confesso que o crescimento do Agro Resenha foi bem consistente até março deste ano, o que me deixou bastante otimista quanto ao seu alcance. No entanto, a partir de março, a quantidade de downloads estagnou, ficando num patamar de 2.600 downloads/mês, provando pra mim que aquela barra em vermelho foram downloads gerados por robôs (as vezes isso acontece), ou seja, não foram ouvintes reais.


Em um certo momento entre março e julho, questionei muito se continuaria ou não, pois é um trabalho gigantesco produzir um programa, mas decidi prosseguir e criei um programa de apadrinhamento, para que os ouvintes mais engajados pudessem contribuir financeiramente, com um valor que não prejudicasse seus bolsos. Na minha visão, o programa está sendo um sucesso e já temos 23 padrinhos que ajudam mensalmente o Agro Resenha e se você quiser apoiar, você o pode fazer clicando aqui.


Acontece que depois que decidi continuar com o projeto, por ironia do destino, várias coisas interessantes aconteceram na “podosfera” brasileira e mundial... Coisas que podem elevar a mídia para outro patamar. A primeira grande notícia mundial foi o lançamento do "Google Podcasts", um aplicativo especializado que virá embutido em qualquer smartphone Android, tal como acontece com o aplicativo “Podcasts” da Apple. Pra quem não sabe, o market share do sistema operacional Android no mundo é de 76,6%, enquanto o iOS é de 20,7%.


Outro ponto relevante foi o ressurgimento da ABPod, a Associação Brasileira de Podcasters agora encabeçada pelos fenomenais Luciano Pires (Café Brasil) e Léo Lopes (Rádiofobia), trazendo a PodPesquisa 2018, que pela primeira vez teve o apoio da Rádio CBN e levantou não somente o perfil do ouvinte de podcasts, como também o perfil dos produtores de podcast. Os resultados serão divulgados agora em outubro e podem representar um olhar diferente do mercado brasileiro em relação à mídia.


E por fim, não é novidade nenhuma que o Spotify tem uma série podcasts em seu portfólio, além do gigantesco acervo de músicas. No entanto, de forma inédita, a empresa lançou uma campanha enorme no Brasil em setembro, com os três principais podcasts do país, que são: Nerdcast, Mamilos e Papo Torto, e com isso estão divulgando ao público em geral que existe um negócio chamado podcast e que é possível escutar na plataforma deles... Não é incrível?? E se você já usa o Spotify, clique aqui e siga o Agro Resenha lá também.


É inegável que o podcast é uma mídia de nicho, e na minha humilde opinião continuará sendo, mas o futuro parece reservar coisas boas para quem está produzindo. Nos Estados Unidos, que tem um mercado bem mais maduro que o Brasil, foi feita uma pesquisa pela Interactive Advertising Bureau (IAB) mostrando que o total gasto em 2017 com publicidade em podcasts foi de US$ 314 milhões. Nada mal para uma mídia que surgiu em 2004, não acha?


Podcasts voltados ao agronegócio são pouquíssimos, mas boas iniciativas estão começando a surgir e devem continuar surgindo, pois o podcast traz uma coisa extremamente diferente e relevante, que é o contato e o envolvimento direto com o ouvinte.


E você, empresário ou profissional de marketing de grandes multinacionais, já pensou como seria apoiar um podcast de nicho e conversar diretamente com o seu cliente?

0 visualização

Agro Resenha

Podcast

  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco

© Criado por Paulo Ozaki. Para mais informações escreva para contato@agroresenha.com.br.

Assine o nosso mailling

  • Facebook
  • Instagram - Black Circle
  • Twitter
  • LinkedIn - Black Circle
  • YouTube - Black Circle