Buscar

Você ouve podcast?


Por quê você deveria escutar mais podcasts?


Nesse artigo eu vou mostrar que o podcast é muito mais do que um simples passatempo e pode ser uma ótima companhia em seus deslocamentos.


Em 2017 praticamente ninguém do agro conhecia a mídia podcast. Devido ao alinhamento dos astros eu conheci, enquanto trabalhava no Pará em 2013, o meu amigo Fernando Martins (DinDin), que me fez a pergunta clássica: você já ouviu podcast?


Daquele dia em diante o podcast nunca mais saiu da minha vida.


E o interessante é que ainda em 2022 muita gente não sabe o poder que o podcast tem de mudar vidas, em todos os sentidos (pessoal e profissional). Todos os dias milhares de profissionais de agrárias (e de outas áreas) estão viajando longas distâncias, sem saber que o podcast pode ser uma companhia muito agradável e nutritiva.


Foi exatamente dessa forma, viajando de 3 a 5 mil quilômetros por mês, que o podcast mudou a minha vida.

É impressionante quando você consegue encaixar o podcast em sua rotina. Pra nós, que somos do agro, muitas vezes não temos sinal de internet e nem rádio nas estradas, o que não é um impeditivo quando se trata de podcasts.


Usando um agregador de podcasts (Castbox, Apple Podcasts, Google Podcasts, Spotify, etc), você pode baixar os episódios previamente e consumir no som do carro, enquanto dirige. Ou seja, o podcast é uma mídia que te acompanha. E tem muita coisa boa disponível e de graça!


E é claro que, após muitas horas ouvindo podcasts, surge de dentro uma vontade de ter o seu próprio programa, afinal não deve ser tão difícil assim...


E hoje, pouco mais de quatro anos conduzindo o Agro Resenha Podcast, eu, que nas fichas de cadastro nos hotéis colocava como profissão "Engenheiro Agrônomo", agora coloco "Podcaster" (pra espanto da recepção).


Mesmo gostando muito de toda a construção da minha carreira como Agrônomo, hoje me sinto feliz e realizado por ter encontrado o meu porquê, que é: comunicar o agronegócio contando histórias de pessoas que estão fazendo acontecer no AGRO.


Toda essa mudança profissional e de vida só aconteceu porque comecei a ouvir podcasts, lá em 2013. Por isso quero dividir essa experiência em formato de textos aqui no meu perfil do LinkedIn e, quem sabe, inspirar outros profissionais do agro a inserir esta rotina nutritiva em suas vidas, afinal sempre há o que aprender com as histórias de outras pessoas.


Há algum tempo estou ensaiando para começar a escrever com frequência aqui no LinkedIn, mas a "falta de tempo" sempre surgia como uma bela desculpa para deixar na gaveta o projeto.


Como todo final de ano ficamos pensativos quanto aos planos futuros, então decidi compartilhar os aprendizados que retiro das entrevistas que faço no podcast.


A ideia é mostrar pra você que ouvir podcasts é muito mais do que um simples passatempo.


Não! Não é só passatempo!


Uma vez eu li, não me lembro em qual livro, que as pessoas de sucesso aprendem com suas próprias experiências, mas, sobretudo, com as experiências de outras pessoas. Ou seja, se você puder evitar erros que já foram cometidos por outrem, o caminho fica mais fácil.


Como disse a minha amiga Rízia Prado, a entrevistada dessa semana no ARP#217: "O óbvio só é óbvio para os olhos bem treinados e preparados".


"O óbvio só é óbvio para os olhos bem treinados e preparados." (Rízia Prado)

Eu acredito muito que cada episódio de podcast é um oceano de insights pra quem tem "ouvidos" bem treinados e preparados. Vem comigo?

 

E aí, tudo bem? Me chamo Paulo Ozaki!


Eu trabalho com produção de podcasts desde 2017. Sou Engenheiro Agrônomo (ESALQ/USP) e Fundador do Agro Resenha, o primeiro podcast do agronegócio brasileiro, e hoje me dedico a criar conteúdo na internet focado em assuntos relacionados ao agronegócio.


Atuo, também, na produção e condução de podcasts corporativos para grandes empresas, tendo trabalhado com várias, dentre elas: SCADIAgro, Stoller, Sumitomo Chemical, Bayer, Nutripura, Elanco, Toyota, Agropecuária CFM, Santa Helena Sementes, Porto Seguro Consórcios, IZAgro, Biotrop e outras.


Você pode ouvir o Agro Resenha por várias plataformas: Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Castbox, Deezer e outros.


Sou o idealizador da Comunidade Agro de Sucesso que tem como foco ajudar empresários do agro a enfrentar os desafios de seus negócios, com o apoio e suporte de outros empreendedores que estão passando pelo mesmo processo. Também ajudo pessoas que querem ter seu próprio podcast com a Mentoria Vida de Podcaster, pois acredito que o podcast é uma das melhores formas de criação de autoridade na internet.


Estou à disposição para maiores contatos. Este é o meu site: www.agroresenha.com.br. Você me encontra nas seguintes redes sociais: Instagram, Facebook, LinkedIn e YouTube.


Um abraço e, se chover, não precisa "moiá" a horta!

5 visualizações0 comentário