Para mais informações escreva para contato@agroresenha.com.br

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Twitter Icon

Quatro motivos pra você, que é do agro, escutar podcasts

07/01/2019

Não há como negar que o ano de 2018 foi espetacular para o podcast, já que foram ao ar 52 episódios, totalizando 27 horas de conteúdo gratuito, que tiveram próximo de 34 mil downloads. Eu poderia muito bem parar aqui na análise fria dos números, o que por si só já demonstraria o sucesso do projeto, mas acredito que esta jornada foi muito mais que números. Ao longo de 2018 eu conheci muita gente legal através do podcast e recebi inúmeros feedbacks positivos do projeto, com a grande maioria elogiando a forma simples e descomplicada de falar de agronegócio, o que me deixa muito feliz, pois este é o fator central da criação do Agro Resenha.

 

Ainda que o podcast seja o pilar deste projeto, cada vez mais percebo o quanto é importante estar mais perto do ouvinte, gerando conteúdo e estimulando seu pensamento crítico e o seu desenvolvimento, afinal, outro aspecto importantíssimo do Agro Resenha é a relevância do conteúdo.

 

Pensando nisso, abro o ano de 2019 escrevendo o primeiro artigo a ser publicado no, agora, portal Agro Resenha, que contará com outros colunistas, além de mim, que trarão diversos assuntos, dentre eles: liderança, educação, empreendedorismo e, claro, podcast!

 

E para iniciar, vou pegar o gancho do último episódio de 2018, em que eu listei os “quatro motivos pra você, que é do agro, escutar podcasts”. Como sempre falo nos episódios, com a criação do programa, a minha proposta é “catequisar” as pessoas do nosso setor, porque acredito muito na junção “podcast e agronegócio”. Sendo assim, vamos aos quatro motivos:

 

1) Nunca foi tão fácil escutar podcasts

 

Tenho quase certeza que você que tá lendo este artigo possui um smartphone. E muito provavelmente você deve estar lendo através dele neste momento. Pronto! Você é um ouvinte em potencial! Hoje, mesmo na nossa área que costumava ser conhecida como “tecnologicamente atrasada”, todo indivíduo tem um smartphone com acesso à internet. Com o lançamento do Google Podcasts, qualquer smartphone Android já possui um agregador de podcasts nativo, assim como os iPhones, que já possuem este aplicativo há muitos anos. Fora isso, se você tem Spotify, já é possível escutar por lá também! Nunca o acesso à mídia ficou tão ao alcance das mãos.

 

2) Tempo gasto em viagens

 

Como o Brasil é muito grande e a agropecuária está espalhada por esse país afora, muitos profissionais precisam viajar longas distâncias, tanto de avião como de automóvel. Ao longo destas viagens, um tempo precioso de vida está sendo desperdiçado enquanto você poderia estar aprendendo várias coisas. Então, agora que você sabe o que é um podcast, basta baixar os episódios no wi-fi da sua casa ou do trabalho, parear com o bluetooth do som do carro ou plugar seu fone de ouvido e sair escutando.

 

3) Variedade

 

Tá certo que o Agro Resenha é pra falar sobre o agronegócio, mas o universo do podcast é enorme! Com ele você pode escutar podcasts dos mais variados temas e, de vez em quando, escapar um pouco dos assuntos cotidianos. Existem podcasts fenomenais de história, notícias, liderança, ciência entre outros. Com certeza você vai encontrar um que se encaixe ao seu perfil.

 

4) Aprender outras línguas

 

Existem podcasts no mundo inteiro! Logo, a mídia é uma grande oportunidade de aprender outras línguas, praticando o famoso “listening”, com a vantagem de escutar exatamente da forma como eles falam. Eu escuto muitos podcasts em inglês para aprimorar o meu ouvido, por exemplo. Tem sido uma ferramenta e tanto para mim e acredito que pode servir para você também.

 

Bom... Espero que o seu ano de 2019 seja maravilhoso e que o seu celular fique repleto de bons podcasts. E antes de terminar, eu gostaria de lembrar que o crescimento da mídia depende de você. Sim! A indicação ainda é a melhor maneira de divulgação e a mais eficaz! Então não deixe de escutar e indicar... Se for o Agro Resenha, melhor ainda!

 

Então, ficamos assim. Se chover...

 

 

 

 

Paulo Ozaki

Engenheiro Agrônomo pela ESALQ/USP, podcaster, contra-baixista de uma banda de rock, apreciador de cervejas artesanais e tem o melhor emprego do mundo: ser o pai da Olívia.

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Please reload

CONTRIBUA
1_a8BQ7tLccfU25aNr0ar6ZA.png
ASSINE O PODCAST
  • RSS Feed
  • A Apple ícone social Música
  • YouTube
  • WhatsApp
  • SoundCloud
  • spotify-icon-2
REDES SOCIAIS
  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • LinkedIn ícone social
  • Instagram ícone social
CADASTRE SEU E-MAIL